12 setembro, 2015

Como uma criança.

Olá queridos, tudo bem com vocês?
Uma noite eu estava na Igreja, tinha acabado a reunião e então uma menininha de 3 anos me viu de longe, ela estava saindo da EBI e foi correndo ao meu encontro com os bracinhos abertos, um sorriso lindo no rosto e gritando: "Tiiiiiiiiaaa". Ela me chama assim pois sou educadora da EBI e algumas vezes dou aulinha para ela. 
Eu recebi aquele carinho gratuito e fui refletindo sobre isso no caminho. Como as crianças são puras não é mesmo? São consideradas inexperientes e que não sabem nada da vida e tem muito a aprender. Sim, é certo isso! Uma criança aprenderá muito e amadurecerá ao longos dos anos.
Mas podemos aprender muito com elas também. Fiquei pensando e pude perceber que não foi a toa que O Senhor Jesus disse que deveríamos ser como as crianças. 
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Mateus 18:3
A criança tem características que devemos introduzir em nossa forma de viver. Tais como:
1 - A criança é pura. Não guarda mágoa e nem ressentimentos! Ainda que se irrite, ou alguém brigue com ela.. Não demora e ela já trata a pessoa que a feriu como se nada tivesse acontecido. Ou seja, tem a capacidade de perdoar verdadeiramente.  Devemos seguir este exemplo, ainda que seja muito árduo em determinadas situações. Isto é dar a segunda face! Só quem está disposto a ser assim tem a capacidade de amar quem a feriu, de orar por aqueles que a perseguem.. de estender a mão a quem um dia lhe fez mal. O Senhor Jesus fez isto o tempo todo, não só no momento da Cruz. Aliás Ele continua fazendo!

2 - A criança é sincera. Não mente, não finge.. Se uma criança gosta de você ela simplesmente vai demonstrar.. Se você quer saber se algo está bonito ou feio basta perguntar a alguma criança e ela lhe dirá. Simples assim! A criança não faz joguinhos, não é dissimulada, não finge ser quem não é. Sua essência é pura e ela é transparente. Mostra o que sente! Quando crescemos muitos acabam nos induzindo a mudar essa essência.. a não falar a verdade o tempo todo, a fingir ou ocultar sentimentos.. a dissimular. Em pequenas situações, coisas do dia a dia ou até mesmo em atitudes consideradas graves.. mentira é mentira! Não existe pecadinho e pecadão. Não podemos nos enganar.

3 - A criança busca aprender. Toda criança é curiosa, quer aprender sobre tudo. Não se acomoda com o pouco que sabe. E nós devemos ser assim! Devemos nos esforçar para aprender mais, a ser melhor e a estar preparados. Deus já nos falou que o Seu povo sofre por falta de entendimento. Muitos acabam sendo esnobes e tornam-se tolos se recusando a aprender com o outro.. acreditam que aprender significa se rebaixar.. E é justamente o contrário! Quando aprendemos seja com alguém maior ou menor que a gente, nos elevamos, crescemos.. nos aprimoramos!

4 - A criança é humilde. Você já deve ter visto uma criança sendo repreendida pela mãe e logo em seguida corre para os seus braços e brinca ou pede colo, ou até mesmo enche sua mãe de beijinhos. Isto é o quê? No meu ponto de vista é ser humilde. É aceitar a repreensão de alguém e ainda assim lhe dar amor, carinho e atenção. É reconhecer que errou ou pelo menos se permitir analisar a si mesmo.
Muitos com o passar dos anos se tornam prepotentes e desprezam a repreensão. Quando ela vem se sentem humilhados e a primeira atitude que tem é ficar com raiva ou se sentirem injustiçados.

5 - A criança tem fé. Costumamos dizer que as crianças são inocentes e por isso acreditam em qualquer coisa. Se assistem por exemplo um desenho que seu personagem voa elas acabam acreditando ser possível voar. De certa forma isto é inocência mesmo porque elas acreditam em coisas que não são naturais de acontecer. Porém isso na verdade é ter fé! Elas acreditam e ponto. 
Aquilo que você diz a uma criança é depositado em seu coração e ela acreditará nisto com toda força. Mesmo que aquilo seja impossível, difícil, improvável.. não importa.
Deus honra a fé das crianças, porque elas agem uma fé pura, sólida e verdadeira! Não há dúvidas para elas, não existe "e se".
Esta fé que agrada a Deus, essa entrega total a Ele que devemos ter!

6 - A criança tem a capacidade de amar. Não é um amar por metade, um amor meio isso ou aquilo. Não! A criança ama por completo! Quando ela gosta de alguém ou algo ela não vê cor, jeito, condição..nada. Ela simplesmente ama!
Já vi crianças dando amor a brinquedos, animais, outras crianças, parentes..tudo de forma igual e verdadeira. Ela não mede amor, simplesmente ama. Esse amor verdadeiro tem se esfriado a cada dia, não podemos permitir que isso ocorra conosco também.

São inúmeras as características das crianças, então citei as que na minha opinião são as principais. O que entendi com isso é que devemos lutar para manter essas características dentro de nós, ainda que amadureçamos.. ainda que passemos por lutas e desertos. Todos nós já fomos crianças um dia!
Você já teve tudo isso dentro de você! Então se perdeu a sua fé com o passar dos anos, ou acabou se corrompendo e perdendo a humildade, a sinceridade, o desejo de aprender..a pureza.. ainda é tempo de mudar esta situação.
Basta você querer e começar a colocar em prática.


Deus abençoe a todos.

2 comentários:

  1. Apreciei sua análise sobre as crianças e suas qualidades, como a capacidade de amar de verdade.
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...