13 setembro, 2013

Decidi ser Maria.


E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Acredito que a maioria de nós já leu esta passagem ou ao menos escutou sobre ela. Confesso que ao ouvir esta história bíblica pela primeira vez, não entendi o porquê da repreensão do Senhor Jesus a Marta. Eu só a via como alguém que se preocupou em levá-Lo para sua casa e servi-Lo da melhor forma, enquanto que sua irmã não fazia nada e ainda foi defendida por Ele. Depois de ler mais algumas vezes e com o passar do tempo entendi realmente o que aconteceu ali.
Na verdade, Marta tinha uma boa intenção, não queria passar uma má imagem e muito menos destratar O Senhor Jesus. Ela queria se certificar que estava fazendo a coisa certa. Ela se preocupava com o "fazer", o material.. o pão, a água, a casa arrumada.. Ela estava errada em querer que tudo desse certo? Não! 
Mas ela errou ao colocar o "fazer" em primeiro lugar, e deixou o "ser" de lado. Marta ficou distraída, preocupada, e com aquela atitude mostrou que o que Jesus falava não era tão importante. Pelo menos ela não poderia parar de fazer as coisas para simplesmente ouvi-Lo. Entretanto, Jesus não era qualquer um.. Era a pessoa mais especial e importante que ela teve o privilégio de receber em sua casa. Ela sabia disso? Lógico! Tanto é que ficou até estressada ao se preocupar tanto com as coisas.. Mas o que realmente Jesus queria? Qual o propósito de Sua visita? 
Jesus queria ser ouvido! Estava ali não para comer, beber água.. Ele viveu a sua vida toda aqui na Terra focado no Seu propósito: Ensinar a Palavra de Deus. E Marta estava perdendo isso! 
Para nós, hoje em dia, é fácil ler esta passagem e entender isso. Mas Marta ficou cega com as preocupações dela, ela ficou tão sem visão espiritual que:

1 - Não deu atenção aos ensinamentos do Senhor Jesus. (acredito que ela devia ficar andando de um lado para o outro e mesmo que sem intenção, interrompendo a pregação de Jesus com : - "Aceita um pedaço de pão?" - "E o senhor, quer água?" - "Ei, você! Arrume aquelas coisas ali pra mim." - "Fulano, compre mais isso, mais aquilo.."

2  - Ela se estressou com sua irmã Maria e não via a hora de expor a "preguiça" dela para todos que estavam presentes. Aproveitando também para mostrar o quanto ela, Marta, era prestativa e habilidosa. Na verdade, Marta queria ser vista como a vitima da situação, a injustiçada.. enquanto que Maria, a preguiçosa e aproveitadora.

3 - Ela deu ordem ao Senhor Jesus. (Como pode? Mas foi isso que ela fez. Você pode reler o versículo lá em cima! Ela diz assim para Jesus: "Dize-lhe que me ajude." Ou seja, ela quis dizer em outras palavras: - "Poxa Jesus! Eu estou aqui me matando de trabalhar para Lhe servir melhor e minha irmã só fica aí sentada sem fazer nada de importante. Faça isso que estou mandando e mande-a me ajudar!"

Quando vamos visitar alguém, queremos principalmente a sua atenção! Mesmo que a pessoa vá preparar algo para nós mesmos, ficamos sem jeito e até incomodados em ficar lá na sala sozinhos um tempo enquanto que a pessoa está preparando as coisas. Imagine O Senhor Jesus, lá na casa de Marta ensinando preciosidades enquanto a via de um lado para o outro. Entendi o porquê do "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;". Tenho certeza que Marta ficou surpresa com a repreensão de Jesus e também envergonhada. Ela esperava que Ele a defendesse.. Mas na verdade não foi isso que aconteceu.

Agora vamos observar a Maria!
Quando penso nela, me vem uma palavra em mente: Simplicidade.
Sim, ela simplesmente sentou e ouviu. Pronto! Não perguntou se Jesus queria água, se estava com fome.. Tão somente esperou Ele falar! Esperou a vontade dEle ser feita.. e como ela estava tão disponível ao Senhor Jesus, percebeu com facilidade que Ele queria ser ouvido. Na verdade, Ele era quem queria servir!
Quando sua irmã Marta veio falar dela, e pedir que O Senhor Jesus a mandasse trabalhar, ela não precisou se defender.. Ele mesmo fez isso por ela. Que lindo, não é mesmo?
Quando decidimos ser como Maria e simplesmente ouvir O Senhor Jesus e prestar bastante atenção nEle, isso acontece! Somos ensinados, capacitados e defendidos também.
Mais importante do que "fazer" é "ser". Marta fez muitas coisas naquele dia.. serviu, cozinhou.. fez a obra para O Senhor Jesus e os discípulos. Mas com tantos afazeres se perdeu pelo caminho, perdeu a oportunidade de ter O Senhor ali, bem pertinho.. Enquanto que Maria escolheu a melhor parte! Parte essa, que Jesus mesmo disse que não seria tirada. Maria decidiu "ser"! Ela decidiu ser a que ouviu O seu Senhor, ser a que estava disposta a se alimentar daquele Pão da vida, que é A Palavra de Deus. Ela decidiu ser aquela filha obediente, atenciosa, carinhosa. Ela não deixou que nada, nem mesmo a obra, os afazeres que aparentemente eram importantes mais que tudo, atrapalharem o momento dela com Jesus.

Somos seres humanos, cansamos com o tempo. Se você ficar o tempo todo de um lado para o outro, como Marta, e não parar para ouvir Jesus e realmente estar disposto(a) a saber o que Ele quer, esperar que Ele te peça, uma hora ou outra você vai cansar.. e vai reclamar, assim como Marta fez!
Marta cansou de trabalhar tanto e foi reclamar com Jesus, começou a se sentir a injustiçada e o que ela recebeu? Uma repreensão. Ela perdeu ensinamentos valiosos de Jesus naquele dia enquanto trabalhava pra Ele.. Maria aproveitou tudo! E a sua boa escolha é lembrada até hoje. A Palavra que Jesus deu para Marta se cumpriu e continua se cumprindo. A boa parte, escolhida por Maria não foi e nunca será tirada. Ficou dentro dela! E o pão que Marta serviu? E a água? Não existe mais.. Se acabou porque não era o mais importante! Era preciso sim, mas não tanto quanto o ouvir..
Pense nisso!

Deus abençoe :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita e comentário! Estarei respondendo aqui mesmo, e se quiser que eu visite seu blog é só deixar o link. Na fé :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...