16 janeiro, 2014

Como está a cerca?

Neste domingo, num determinado momento da reunião na Igreja, o pastor começou a falar com os casais presentes sobre o relacionamento e como devemos cuidar da forma como tratamos as pessoas que amamos.. Achei muito interessante esta história e resolvi compartilhar aqui no blog. Caso você já tenha ouvido falar ou lido em algum lugar sobre ela, ainda assim, convido-o a ler novamente e refletir sobre como você tem agido. 

Pregos na Cerca
Havia um garoto que era muito mal comportado, respondão e facilmente se irritava com os seus pais. Não podia ser contrariado que logo falava palavras para sua mãe que a machucavam profundamente. Ele não conseguia evitar, ou talvez, nem quisesse impedir seu próprio mau comportamento.

Um dia, seu pai já farto desta situação, comprou um saco cheio de pregos e deu ao seu filho.

- Filho, todas as vezes que você ficar nervoso e sentir vontade de responder de forma agressiva para a sua mãe, vá na cerca e pregue um prego. Não fale nada para a sua mãe! Simplesmente, pregue o prego na cerca.

A princípio o menino não entendeu o presente que havia ganho de seu pai mas mesmo assim resolveu obedecê-lo. 
No primeiro dia, ele se estressou muitas vezes com a sua mãe e pregou 100 pregos na cerca. No segundo dia, pregou 70 pregos. Já no terceiro dia, pregou apenas 50.. e ao passar dos dias a quantidade de pregos foi diminuindo progressivamente.
Aquela prática acabou ajudando aquele menino a se controlar e ele não respondia mais para a sua mãe, mesmo quando contrariado. Chegou o tempo que nem precisava mais pregar os pregos na cerca.
O menino ficou muito feliz com isso e foi correndo contar para o seu pai.
- Papai, estou muito contente!
- O que foi meu filho?
- Eu consigo me controlar agora! Não preciso mais pregar os pregos na cerca. Consigo ficar sem responder de forma agressiva para a mamãe.
O pai do menino o olhou com muita serenidade e lhe respondeu:
- Filho, agora toda vez que você se sentir satisfeito por não precisar mais agredir com palavras a sua mãe ou a qualquer outra pessoa, você vai na cerca e retira um prego.
E assim o menino o fez. Todos os dias ele se controlava e retirava um prego. Rapidamente todos os pregos da cerca foram retirados e mais uma vez o menino foi alegre contar para o seu pai.
- Papai, todos os pregos foram retirados da cerca! 
- Muito bem meu filho! Agora olhe atentamente para a cerca. Como ela está?
- Cheia de buraquinhos papai!
- Pois é, esses buracos foram feitos pelos pregos que você pregou. Perceba que os pregos foram retirados, mas a cerca nunca mais será a mesma. O estrago já foi feito e agora só uma nova cerca!
O que podemos aprender com esta história? Todas as vezes que proferimos palavras duras, acabamos machucando alguém. E ainda que peçamos desculpas, o buraco do prego continuará lá!
Claro que quando nascemos de novo, recebemos uma nova cerca, ou seja, um novo coração. Mesmo assim, devemos ter consciência de que não podemos magoar as pessoas.
Foi mais fácil retirar os pregos da cerca do que pregá-los, entretanto não se podia reparar os danos que haviam sido causados. Da mesma forma acontece conosco, muitas vezes falamos sem pensar e acabamos magoando as pessoas, algumas vezes até conseguimos reparar os erros cometidos. Outras vezes não.
O que precisamos fazer é analisar como temos agido! Se temos sido injustos no nosso comportamento, basta pedir auxílio ao Senhor, um novo coração, uma nova mente.. Atitudes novas! 
Pior do que os buracos na cerca, são os pregos cravados.

Um comentário:

  1. aprendi que devemos tomar mais cuidados com as coisas que nós falamos que a palavra não volta....
    Palavras duras machucam!

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...